sábado, 19 de abril de 2014

Surdocegueira e DMU


Informativo
No que se diferenciam a surdocegueira e a DMU?

 Serpa (2002, p.1) define surdocegueira “Aquele que possui dificuldades visuais e auditiva, independente de sua quantidade”. Sendo uma deficiência única e especial, requer métodos de comunicação especiais para viver com as funções da vida cotidiana.
A surdocegueira é uma limitação que se caracteriza por:
Sérios problemas relacionados com a comunicação com o meio.
Sérios problemas relacionados com a orientação no meio.
Sérios problemas relacionados à obtenção de informação.
A surdocegueira pode ser:

CONGÊNITA: Denomina-se surdocego congênito quem nasce com esta única deficiência, como por exemplo, pela rubéola adquirida no ventre da mãe.

ADQUIRIDA: A surdocegueira adquirida é quando a pessoa nasce ouvinte, vidente, surda ou cega e adquire, por diferentes fatores, a surdocegueira.

São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que "têm mais de uma deficiência associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social"
(MEC/SEESP, 2002).
 Deficiência Múltipla Sensorial Vula Maria Ikonomidis (2010, p.6) afirma que “ Muitos indivíduos múltiplos deficientes usam um pouco da fala, vocalizando ou sons e gestos ou comportamentos para se comunicar, mas não de maneira efetiva, por isso se beneficiarão de um sistema alternativo e aumentativo de comunicação
Quais são as necessidades básicas desses alunos?
As necessidades básicas desses alunos é a comunicação com as pessoas no convívio social,na escola etc.. Uma vez que eles têm que desempenhar com maior intensidade as habilidades do tato de forma a conhecer o mundo e as pessoas que os rodeiam. Para Serpa (2002,p.02)” A comunicação entre os seres humanos é um processo interpessoal por meio do qual se estabelecem vínculos com os outros; esta relação é estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as possibilidades comunicativas de cada um, pode acontecer com movimentos do corpo, utilizando objetos do ambiente ou desenvolvendo um código linguístico”.

Quais estratégias são utilizadas para aquisição de comunicação?
São várias as formas de se trabalhar com os alunos referentes a forma de se comunicar, uma delas é eles estarem em contato através do tato, onde eles vão conhecer o mundo que está ao seu redor, Serpa sugere “um trabalho que integre a estimulação de todas as entradas multissensoriais e, especialmente a COMUNICAÇÃO, no seu nível principal de interação, recomenda-se trabalhar com a tábua de ressonância, que serve como estratégia de intervenção.” Desta forma os alunos devem ter o contato com materiais adaptados a eles, para que conheça melhor os objetos. Todavia, a semelhança nas estratégias de ensino para as pessoas com surdocegueira e DMU deve partir do concreto para o abstrato e podem fazer uso de gesto para se comunicar.













Autora: Regiane Gomes de Souza.



Referências:

SERPA, Ximena Fonegra, Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para Persona Sordociegas, INSOR-Colômbia 2002.

Vula Maria Ikonomidis. Deficiência Múltipla Sensorial - 2010,

BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).

2 comentários:

  1. Cara colega Regiane, seu trabalho está bem elaborado e esclarecedor. Realmente são várias as formas de se trabalhar com crianças com surdocegueira e uma delas é o contato através do tato, onde eles vão conhecer o mundo que está ao seu redor.

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  2. A informação a respeito da Surdocegueira e da Deficiência Múltipla é muito importante, para nos esclarecer e nos orientar a respeito de como lidar e conviver com essas pessoas.
    Sabemos que elas não recebem informações dos canais distantes, necessitado de constante intervenção para se comunicar. Essas informações oferecem possibilidades para lidar com Surdocegueira e Deficiência Múltipla.

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