quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Descrição e Audiodescrição


Descrição e Audiodescrição

 Segundo MOTTA. “A audiodescrição é um instrumento de inclusão cultural, que permite a participação plena de pessoas com deficiência visual em eventos culturais, turísticos, esportivos, pedagógicos e atividades sociais, contribuindo para desconstruir barreiras que, geralmente, mantêm as pessoas com deficiência afastadas e isoladas na sociedade”. Diante disso podemos perceber que existem vários recursos para a inclusão de pessoas cegas e baixa visão, a descrição e audiodescrição podem estar ajudando neste processo. As tirinhas são bem interessantes para que os alunos com DV saibam o que está escrito e os personagens.O professor pode trabalhar com toda turma usando a descrição das tirinhas ou audiodescrição, todavia a aula fica interessante e holística, facilitando ao aluno com DV ouvir o professor.
As tirinhas são um gênero textual muito aceito entre as crianças, pois elas são como as histórias em quadrinhos, ou seja, utiliza-se de quadros para narrar um fato. Quadros estes que contém desenhos e, na maioria das vezes, as falas estão nos balões. Contudo, seu tamanho é menor que as histórias em quadrinhos, sendo algo para uma leitura rápida. O tipo de tira mais popular é a de humor, porém, ela pode ser de qualquer gênero. A seguir apresentarei uma descrição através das tirinhas.


por luzivete viana - adaptado por Blog da Audiodescrição
Fonte: AEE 2013


Legenda: tira cômica, sem título, com a personagem argentina Mafalda, do cartunista Quino.
Descrição: a tirinha colorida, com 4 quadros, mostra Mafalda, uma menininha de aproximadamente 7 anos, com blusa vermelha de gola branca, laço vermelho no cabelo preto com franja, lendo um livro, que está sobre uma mesa redonda. Suas falas estão dentro de balões.
Q1: Mafalda debruçada sobre o livro, com a mão segurando o rosto, lê: Ema vê a mesa da sala de estar.
Q2: Mafalda vira-se para o lado e pergunta: Mamãe, o que é sala de estar?
Q3: Sentada à mesa, com as mãos sobre o livro, ela escuta a resposta: É living. Ela responde: Ah, bom!
Q4: Mafalda, com a testa franzida e debruçada sobre o livro e a mão segurando o rosto, reclama: Afinal, por que eles não escrevem esses livros na língua da gente?

 

Referências:
Tirinha disponível em: 
BRASIL. Nota Técnica, Nº 21. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível - Mecdaisy. MEC/SECADI/DPEE, 2012. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=10538&Itemid=.
Site: www.blogdaaudiodescrição.com.br, acesso dia 05/12/13 às 13h.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; FILHO, Paulo Romeu (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria do Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível na opção LIVROS do site: www.vercompalavras.com.br. Acesso em 01/11/2013).



domingo, 20 de outubro de 2013

Atividades para aluno com DI


Atividades para aluno com DI

As práticas escolares que permitem ao aluno aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas possibilidades, são próprias de um ensino escolar que se distingue pela diversificação de atividades. ( Deficiência Mental/ Adriana L. Limaverde Gomes....[et AL.].- São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Pag.17). Desta forma podemos perceber o quanto é importante à interação e concentração dos alunos para que os mesmos possam desenvolver atividades de forma que elas sejam prazerosas para seu aprendizado. Com isso o professor do AEE tem um papel fundamental em explorar as habilidades dos alunos com deficiência, em especial dos DI que é a deficiência que estamos estudando, todavia já verificamos que o lúdico chama muito a atenção desses alunos.
A seguir apresentarei algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento desses alunos.

A prancha frasal. O objetivo é construir frases ou textos que podem ser utilizados como recursos para a aprendizagem da escrita.

 : Centro                                                                                         
Educação e S                  Adaptação: Débora Deliberato &Eduardo José Manzini
Estadual “B.
                      
*      Descrição do Jogo:
Este jogo pode ser confeccionado com papelão, TNT, figuras que são retiradas de livros, revistas e internet, colocar em papel cartão, E.V.A e organizar os símbolos de forma que o aluno possa relatar uma situação. Com os estímulos o aluno pode formar frases que compõe um texto.


*      Aspectos de aprendizagens a serem desenvolvidos:
Linguagem, comunicação, escrita, leitura, observação, atenção e concentração.
*      Intervenções do Professor do AEE:

O professor do AEE deve incentivar o aluno com DI, na comunicação, escrita e linguagem de forma que o discente sinta interesse pela atividade proposta a ele; e com a prancha estará chamando a atenção do aluno devido às figuras para que faça o reconhecimento colocando o nome dos mesmos formando frases.


Referência:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Recursos para Comunicação Alternativa, Brasília 2006.