PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Regiane Gomes de Souza
Número da Turma: 16a
Estado / Município Polo: Iranduba
Estado / Município Abrangência: Manaus-AM
Nome da Escola: Segundo Ebling
Estado / Município da Escola: Iranduba
Data(s) da realização da pesquisa: 13/05/13
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(
x )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.( ) Quantas? _____
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
( x ). Quantas salas faltam? Mais de 5.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada
sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
(
x )
|
|
Mais
de 20.
|
( )
|
Quantos?
____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(x )
|
·
A demanda de alunos.
|
( )
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
(
x )
|
Rede
Estadual.
|
(
)
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
|
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
|
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
|
x
|
|
|
|
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
|
x
|
|
|
|
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
|
x
|
|
|
|
Tesoura
mola
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
|
x
|
|
|
|
Plano
inclinado
|
|
x
|
|
|
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
|
x
|
|
|
|
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
|
x
|
|
|
|
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
|
x
|
|
|
|
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
|
x
|
|
|
|
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
|
x
|
|
|
|
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
|
x
|
|
|
|
Teclados
virtuais com varredura
|
|
x
|
|
|
|
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
|
x
|
|
|
|
Colméia
de acrílico para teclado
|
|
x
|
|
|
|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
|
x
|
|
|
|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
|
x
|
|
|
|
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
|
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
|
x
|
|
|
|
Monitor
de tela de toque
|
|
x
|
|
|
|
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
|
x
|
|
|
|
Software
leitor de tela
|
|
x
|
|
|
|
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
|
x
|
|
|
|
Software
para ampliação de tela
|
|
x
|
|
|
|
Reglete
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
|
x
|
|
|
|
Caderno
para escrita ampliada
|
|
x
|
|
|
|
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
|
|
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
|
|
Lupa
eletrônica
|
|
x
|
|
|
|
Guia
para assinatura
|
|
x
|
|
|
|
Máquina
de escrever em Braille
|
|
x
|
|
|
|
Impressora
Braille
|
|
x
|
|
|
|
Sorobã
|
|
x
|
|
|
|
Calculadora
com retorno auditivo
|
|
x
|
|
|
|
Bengalas
dobráveis
|
|
x
|
|
|
|
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
|
x
|
|
|
|
Sistema
FM
|
|
x
|
|
|
|
CDs
ou softwares em libras e português
|
|
x
|
|
|
|
Dicionário
em libras
|
|
x
|
|
|
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
( )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
( )
|
·
Promove formação continuada de professores
da sala de aula comum.
|
( x )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
( )
|
·
Orienta as famílias.
|
( x )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
( )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
______________________________________________
______________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? nenhum
·
Quantos são de outras escolas? Mais de 10
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
( x ). De que forma? Mas a escola em
pesquisa está em processo de construção do Projeto Político Pedagógico, todavia
eles tem muito interesse na oferta do AEE e vão sim estar discutindo sobre. __________________________________________________________________________________________________________________________
Não
( ). Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
( 3
|
·
Adequação de banheiros.
|
( 3
|
·
Sinalização sonora.
|
( x
|
·
Alargamento de portas.
|
( 3
|
·
Sinalização visual.
|
(3
|
·
Sinalização tátil.
|
( 3
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: por enquanto não temos
nenhuma ação, pois a escola não tem profissional de AEE e nem SRM.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( x ). Por que? A escola em pesquisa
não tem AEE, e os alunos não frequentam
a Sala de Recursos em outra escola.
_________________________________________________________
Sim
( ). Em que?
__________________________________________________________________________________________________________________________
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:infelizmente ainda não tem
essa comunicação, como citei anteriormente os alunos que tem deficiência não
frequentam salas de recursos e outros. ___________________________________________________
_____________________________________________________________
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: ___________________________________________________
_____________________________________________________________
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
( )
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
A Escola que fiz a
pesquisa é uma escola Municipal, a mesma funciona há pouco tempo 3 anos, eles
ainda estão elaborando o Projeto Político Pedagógico por esse motivo não tem
ainda a proposta do AEE. Entretanto nenhuma escola Municipal tem salas de
recursos ou AEE. Mas conversando com a Gestora e Pedagoga elas pretendem sim elaborar
projetos e realizar uma sala de recursos.