domingo, 8 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva, Materiais Adaptados







“Muitos alunos podem apresentar dificuldades na fala ou na escrita devido a impedimentos motores, cognitivos, emocionais ou de outra ordem. Essas restrições funcionais impedem os alunos com deficiência de expressar seus conhecimentos, suas necessidades, seus sentimentos, e é bastante frequente que as famílias e as pessoas em geral confundam tais restrições com a impossibilidade de conhecer, de aprender, de gerenciar a vida, de ser sujeito da própria história”. (AEE, fascículo VI, Recursos Acessíveis, CAA). Com isso o professor e a família são peças fundamentais para o desenvolvimento desses alunos, fazendo com que ele possa expressar suas habilidades e autonomia, tornando cidadão e sentindo parte da sociedade de tal sorte que devemos dar ferramentas para mostrar seus talentos, pois sabemos que cada estudante tem suas especificidades e diante delas devemos trabalhar tornando uma educação holística. Todavia os materiais adaptados dão um maior suporte ao aluno e professor. A seguir apresentarei alguns deles os quais podemos desenvolver habilidades dos alunos.


Fonte: Salamutiespecialdaandresa.blogspot.com

 Descrição: Palitos de picolé coloridos com colchetes.

Sugestões para Aplicabilidade: para montar formas geométricas, trabalhar a matemática de forma concreta além de enfatizar as cores chamando atenção da criança.

Habilidades funcionais dos estudantes:
Este material pode ser trabalhado com alunos deficiente físico e baixa visão.

Regiane Gomes de Souza.

Um comentário:

  1. Parabéns colega! Criança gosta de desafios, e quanto mais coloridos melhor. Alunos com baixa visão também participam através de cores bem vivas. Abraços!

    ResponderExcluir