“Muitos
alunos podem apresentar dificuldades na fala ou na escrita devido a
impedimentos motores, cognitivos, emocionais ou de outra ordem. Essas
restrições funcionais impedem os alunos com deficiência de expressar seus
conhecimentos, suas necessidades, seus sentimentos, e é bastante frequente que
as famílias e as pessoas em geral confundam tais restrições com a
impossibilidade de conhecer, de aprender, de gerenciar a vida, de ser sujeito
da própria história”. (AEE, fascículo VI, Recursos Acessíveis, CAA). Com isso o
professor e a família são peças fundamentais para o desenvolvimento desses
alunos, fazendo com que ele possa expressar suas habilidades e autonomia,
tornando cidadão e sentindo parte da sociedade de tal sorte que devemos dar
ferramentas para mostrar seus talentos, pois sabemos que cada estudante tem
suas especificidades e diante delas devemos trabalhar tornando uma educação
holística. Todavia os materiais adaptados dão um maior suporte ao aluno e
professor. A seguir apresentarei alguns deles os quais podemos desenvolver
habilidades dos alunos.
![]() |
Fonte: Salamutiespecialdaandresa.blogspot.com |
Descrição: Palitos
de picolé coloridos com colchetes.
Sugestões para Aplicabilidade: para
montar formas geométricas, trabalhar a matemática de forma concreta além de
enfatizar as cores chamando atenção da criança.
Habilidades funcionais dos
estudantes:
Este material pode ser trabalhado com alunos deficiente
físico e baixa visão.
Regiane Gomes de Souza.
Parabéns colega! Criança gosta de desafios, e quanto mais coloridos melhor. Alunos com baixa visão também participam através de cores bem vivas. Abraços!
ResponderExcluir