domingo, 20 de outubro de 2013

Atividades para aluno com DI


Atividades para aluno com DI

As práticas escolares que permitem ao aluno aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas possibilidades, são próprias de um ensino escolar que se distingue pela diversificação de atividades. ( Deficiência Mental/ Adriana L. Limaverde Gomes....[et AL.].- São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Pag.17). Desta forma podemos perceber o quanto é importante à interação e concentração dos alunos para que os mesmos possam desenvolver atividades de forma que elas sejam prazerosas para seu aprendizado. Com isso o professor do AEE tem um papel fundamental em explorar as habilidades dos alunos com deficiência, em especial dos DI que é a deficiência que estamos estudando, todavia já verificamos que o lúdico chama muito a atenção desses alunos.
A seguir apresentarei algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento desses alunos.

A prancha frasal. O objetivo é construir frases ou textos que podem ser utilizados como recursos para a aprendizagem da escrita.

 : Centro                                                                                         
Educação e S                  Adaptação: Débora Deliberato &Eduardo José Manzini
Estadual “B.
                      
*      Descrição do Jogo:
Este jogo pode ser confeccionado com papelão, TNT, figuras que são retiradas de livros, revistas e internet, colocar em papel cartão, E.V.A e organizar os símbolos de forma que o aluno possa relatar uma situação. Com os estímulos o aluno pode formar frases que compõe um texto.


*      Aspectos de aprendizagens a serem desenvolvidos:
Linguagem, comunicação, escrita, leitura, observação, atenção e concentração.
*      Intervenções do Professor do AEE:

O professor do AEE deve incentivar o aluno com DI, na comunicação, escrita e linguagem de forma que o discente sinta interesse pela atividade proposta a ele; e com a prancha estará chamando a atenção do aluno devido às figuras para que faça o reconhecimento colocando o nome dos mesmos formando frases.


Referência:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Recursos para Comunicação Alternativa, Brasília 2006.