Atividades
para aluno com DI
As
práticas escolares que permitem ao aluno aprender e ter reconhecidos e
valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas
possibilidades, são próprias de um ensino escolar que se distingue pela
diversificação de atividades. ( Deficiência Mental/ Adriana L. Limaverde
Gomes....[et AL.].- São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Pag.17). Desta
forma podemos perceber o quanto é importante à interação e concentração dos
alunos para que os mesmos possam desenvolver atividades de forma que elas sejam
prazerosas para seu aprendizado. Com isso o professor do AEE tem um papel
fundamental em explorar as habilidades dos alunos com deficiência, em especial
dos DI que é a deficiência que estamos estudando, todavia já verificamos que o
lúdico chama muito a atenção desses alunos.
A seguir apresentarei algumas atividades
que podem ajudar no desenvolvimento desses alunos.
A prancha frasal. O objetivo é
construir frases ou textos que podem ser utilizados como recursos para a aprendizagem
da escrita.
: Centro
Educação e S Adaptação: Débora Deliberato
&Eduardo José Manzini
Estadual “B.

Este jogo pode ser confeccionado com
papelão, TNT, figuras que são retiradas de livros, revistas e internet, colocar
em papel cartão, E.V.A e organizar os símbolos de forma que o aluno possa
relatar uma situação. Com os estímulos o aluno pode formar frases que compõe um
texto.

Linguagem, comunicação, escrita, leitura,
observação, atenção e concentração.

O professor do AEE deve incentivar o aluno
com DI, na comunicação, escrita e linguagem de forma que o discente sinta
interesse pela atividade proposta a ele; e com a prancha estará chamando a
atenção do aluno devido às figuras para que faça o reconhecimento colocando o
nome dos mesmos formando frases.
Referência:
Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Especial: Recursos para Comunicação
Alternativa, Brasília 2006.