Reflexão
sobre Educação de Pessoas com Surdez
A educação escolar de pessoa com surdez vem
dando um grande avanço na questão da inclusão, desta forma os professores devem
rever suas práticas para atender as especificidades desses alunos, uma vez que
o docente também tem que pelo menos ter noção de Libras para ajudar este aluno
na sala de aula comum. É importante que a escola se organize para atender a
diversidade, ou seja, preparar todos os corpos docentes, pedagógico e
administrativo porque a pessoa com surdez em uma escola comum vai precisar se
comunicar com todos. A família é fundamental nesse processo para que a
comunicação seja em perfeita harmonia.
A Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) vem ao encontro do
propósito de mudanças no ambiente escolar e nas práticas sociais/institucionais
para promover a participação e aprendizagem dos alunos com surdez na escola
comum. Muitos desafios precisam ser enfrentados e as propostas educacionais
revistas, conduzindo a uma tomada de posição que resulte em novas práticas de
ensino e aprendizagem consistentes e produtivas para a educação de pessoas com
surdez, nas escolas públicas e particulares.
Desta forma podemos perceber que a educação inclusiva,
tem-se desenvolvido no decorrer destes anos para que o acesso às pessoas com
deficiência seja de forma favorável preparando o meio para recebê-las. Com isso
para que a educação seja eficiente, é necessário que os professores usem
estratégias e melhore suas didáticas possibilitando uma educação de qualidade.
Para pessoa com surdez têm- se três momentos
didático-pedagógicos para trabalhar com eles que são: AEE em Libras; AEE de
Libras e AEE de Língua Portuguesa estes ajudam no desempenho da pessoa com
surdez, melhorando seu desenvolvimento na sala de aula comum.
Referências:
Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar. Fascículo 04: Pessoa Com Surdez, p. 7-10.