Informativo
No
que se diferenciam a surdocegueira e a DMU?
Serpa (2002,
p.1) define surdocegueira “Aquele que possui dificuldades visuais e auditiva,
independente de sua quantidade”. Sendo uma deficiência única e especial, requer
métodos de comunicação especiais para viver com as funções da vida cotidiana.
A surdocegueira é uma limitação que se caracteriza
por:
Sérios problemas
relacionados com a comunicação com o meio.
Sérios problemas
relacionados com a orientação no meio.
Sérios problemas
relacionados à obtenção de informação.
A surdocegueira
pode ser:
CONGÊNITA: Denomina-se surdocego
congênito quem nasce com esta única deficiência, como por exemplo, pela rubéola
adquirida no ventre da mãe.
ADQUIRIDA: A surdocegueira adquirida
é quando a pessoa nasce ouvinte, vidente, surda ou cega e adquire, por
diferentes fatores, a surdocegueira.
São consideradas
pessoas com deficiência múltipla aquelas que "têm mais de uma deficiência
associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de
pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou
menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social"
(MEC/SEESP, 2002).
Deficiência
Múltipla Sensorial Vula Maria Ikonomidis (2010, p.6) afirma que “ Muitos
indivíduos múltiplos deficientes usam um pouco da fala, vocalizando ou sons e
gestos ou comportamentos para se comunicar, mas não de maneira efetiva, por
isso se beneficiarão de um sistema alternativo e aumentativo de comunicação
Quais são as necessidades
básicas desses alunos?
As necessidades básicas
desses alunos é a comunicação com as pessoas no convívio social,na escola etc..
Uma vez que eles têm que desempenhar com maior intensidade as habilidades do tato
de forma a conhecer o mundo e as pessoas que os rodeiam. Para Serpa
(2002,p.02)” A comunicação entre os seres humanos é
um processo interpessoal por meio do qual se estabelecem vínculos com os
outros; esta relação é estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as
possibilidades comunicativas de cada um, pode acontecer
com movimentos do corpo, utilizando objetos do ambiente ou desenvolvendo um
código linguístico”.
Quais estratégias são
utilizadas para aquisição de comunicação?
São várias as formas de se
trabalhar com os alunos referentes a forma de se comunicar, uma delas é eles
estarem em contato através do tato, onde eles vão conhecer o mundo que está ao
seu redor, Serpa sugere “um trabalho que integre a
estimulação de todas as entradas multissensoriais e, especialmente a
COMUNICAÇÃO, no seu nível principal de interação, recomenda-se trabalhar com a
tábua de ressonância, que serve como estratégia de intervenção.” Desta forma os
alunos devem ter o contato com materiais adaptados a eles, para que conheça
melhor os objetos. Todavia, a semelhança nas estratégias de ensino
para as pessoas com surdocegueira e DMU deve partir do concreto para o abstrato
e podem fazer uso de gesto para se comunicar.
Fonte: tiathaisgiselle.blogspot.com
Autora: Regiane Gomes de Souza.
Referências:
SERPA,
Ximena Fonegra, Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro
Comunicacion para Persona Sordociegas, INSOR-Colômbia 2002.
Vula
Maria Ikonomidis. Deficiência Múltipla Sensorial - 2010,
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA,
Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo
05: Surdocegueira e
Deficiência Múltipla (2010).
Cara colega Regiane, seu trabalho está bem elaborado e esclarecedor. Realmente são várias as formas de se trabalhar com crianças com surdocegueira e uma delas é o contato através do tato, onde eles vão conhecer o mundo que está ao seu redor.
ResponderExcluirA informação a respeito da Surdocegueira e da Deficiência Múltipla é muito importante, para nos esclarecer e nos orientar a respeito de como lidar e conviver com essas pessoas.
ResponderExcluirSabemos que elas não recebem informações dos canais distantes, necessitado de constante intervenção para se comunicar. Essas informações oferecem possibilidades para lidar com Surdocegueira e Deficiência Múltipla.