sábado, 7 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para alunos com TGD.

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para alunos com TGD.

 Na definição de Kanner (1943), crianças com autismo apresentam uma incapacidade de estabelecer contato afetivo, incapazes de relacionar-se e apresentam atraso da fala com obsessão à rotina, falta de imaginação, boa memória e estereotipias diversas. Penso que essa definição de Kanner é muito importante para desenvolver um trabalho que contemple a interação professor aluno, pois o autista conhece muito bem o profissional que atua com ele. Com isso são criados vários recursos e estratégias para desenvolver as habilidades desses alunos. Benz revela que os recursos são constituídos por objetos ou equipamentos, por meio dos quais se consegue transmitir uma mensagem. Segundo classificação de Zaporoszenko e Alencar (2008), tais recursos utilizados em CA podem ser tanto de baixa quanto de alta tecnologia. Os de baixa tecnologia podem ser representados por gestos manuais, expressões faciais, Código Morse e através de signos gráficos. Os signos gráficos podem ser elaborados por meio da escrita, de desenhos, de figuras (fotos, gravuras, entre outros) e de símbolos pictórios. A comunicação é considerada ampliada quando o indivíduo possui comunicação insuficiente através da fala e /ou escrita (por exemplo, há fala inteligível apenas no núcleo familiar) e, considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Um Sistema de Comunicação Alternativa – SCA refere-se ao recurso, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes. Os Sistemas de Comunicação Alternativa (SCA) podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).Esses recursos ajudam ao docente e discente na interação professor aluno para que o aprendizado seja holístico de forma a contemplar cada habilidades adaptando com a realidade do aluno.






Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de ideias), letras ou palavras escritas são utilizados pelo usuário da CA para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos.  Esta é uma excelente estratégia para a comunicação entre professor aluno e outros.





A alta tecnologia permite também a utilização de vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou do computador, com softwares específicos, garantindo grande eficiência na função comunicativa. Desta forma, o aluno com deficiência passa de uma situação de passividade para outra, a de ator ou de sujeito do seu processo de desenvolvimento (Bersch e Schirmer, 2005).
Em suma, todas essas estratégias e materiais citados para trabalhar com alunos autista propiciam uma melhor organização do processo ensino aprendizagem.


Referencias:
BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014
 http://www.assistiva.com.br/ca.html: acessado em 07/06/14 às 14h                              http://bengalalegal.com: acessado em 07/06/14 às 14hs








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3 comentários:

  1. As pranchas de comunicação são excelentes recursos de baixa tecnologia para serem trabalhados junto aos alunos com autismo, pois além de favorecerem a comunicação nas aprendizagens escolares, também possibilitam a interação com seus colegas nas participações em grupos de trabalhos. Boa escolha!

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  2. Olá Regiane! Realmente trabalhar com pessoas com autismo requer do professor muitas estratégias em relação a recursos pedagógicos, onde é preciso ter criatividade para fazer com que o aluno desperte para a aprendizagem. Muito bom seu trabalho com pranchas de comunicação que é um recurso com menos custo.

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  3. Certamente o uso das estratégias transmite confiança para o aluno e segurança para o professor, favorecendo o desenvolvimento da criança em sua capacidades e habilidades, adequando a diferentes situações comunicativas.

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